You are here
Maçonaria, Política e Liberdade – A Loja Maçônica América entre o Império e a República Português 

Maçonaria, Política e Liberdade – A Loja Maçônica América entre o Império e a República

Poucos assuntos despertam tanto a curiosidade como a Maçonaria. Seria possível comprovar a influência da Maçonaria na História do Brasil? A partir de uma rica análise de documentos históricos e notícias de jornais o leitor se surpreenderá com a publicidade que a Maçonaria tinha na época do império e com a capacidade de influência política.

Maçonaria, Política e Liberdade – A Loja Maçônica América entre o Império e a RepúblicaNum dos momentos de maior efervescência social e política da nossa história, a Loja Maçônica América, reuniu em seus quadros importantes nomes para a construção do movimento republicano em São Paulo e para a difusão do pensamento abolicionista.

Da Loja Maçônica América fariam parte líderes republicanos como Américo Brasiliense, Américo de Campos e Rangel Pestana; além de Luiz Gama e Rui Barbosa, importantes abolicionistas do período. A sociabilidade maçônica permitia que as relações políticas fossem construídas e/ou intensificadas, criando uma rede de relacionamentos que transcendia o mero convívio dentro da loja, possibilitando a articulação de um projeto político comum.

Para maiores informações: Ir para a Fonte

Related posts